domingo, 31 de janeiro de 2010

Inaugura o Casarão do Saulo

Inaugurou esta semana o "Casarão do Saulo". Novo restaurante do jovem empresário Saulo Jennings Simões. O restaurante está localizado no centro da cidade de Santarém em uma bela casa antiga, ainda com todos os detalhes da arquitetura portuguesa do século XIX. Saulo, junto com sua equipe, tem se revelado talentoso no ramo gastronômico, sendo este seu  segundo investimento. Mais uma opção na cidade para saborear uma boa comida e de certa forma sentir o passado da cidade. O restaurante abre de domingo a domingo para almoço e jantar. 

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Fim de um ciclo


O médico Érik Jennings não pertence mais ao corpo clínico do PSM de Santarém. Depois de 10 anos de dedicação, alguns anos como único neurocirurgião da cidade, dando plantão 24 hs por dia e 30 dias por mês, o médico pediu demissão.
Deixa um exemplo de dedicação ao serviço público de urgência e emergência, de respeito aos pacientes e principalmente de um exemplo competência profissional.
Dr Érik porém não abandonará o serviço público. O médico dedica-se agora ao serviço de Neurocirurgia de Alta Complexidade do Hospital Regional e ao seu consultório particular, que o mesmo tinha quase que abandonado para se dedicar ao Pronto Socorro Municipal.
E aqui, dos amigos do Paju, vai o nosso muito obrigado.

Fartura na várzea (Pixuna do Tapará)

                               Foto: Podalyro Neto

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Marina confirma dono da Natura como vice e não descarta PSOL

Sem opções no campo partidário, a pré-candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva, confirmou nesta quinta-feira (28) em Porto Alegre que o partido vai investir na indicação do empresário Guilherme Leal, presidente do Conselho de Administração da Natura, como candidato a vice na eleição de outubro.
Marina Silva afirmou hoje que o PV vai investir na indicação do empresário Guilherme Leal , presidente do Conselho de Administração da Natura, como candidato a vice-presidente na eleição de outubro de 2010
“Dificilmente faremos aliança com algum partido político. Por isso, fiz questão de filiar o Guilherme em tempo hábil”, disse a senadora. Em almoço com empresários na Federação do Comércio do Rio Grande do Sul, Marina disse que a candidatura do empresário “depende somente dele”.
Marina não poupou elogios ao seu virtual candidato a vice. “É um empresário que trabalha com a sustentabilidade desde ante de o tema virar moda. Sua candidatura terá um significado muito grande para o PV”, disse.
Leal, que acompanhou o roteiro de Marina Silva em Porto Alegre durante o Fórum Social Mundial, reconheceu que sua filiação ao PV no dia 30 de agosto de 2009, último prazo permitido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para candidaturas em 2010, foi um “gesto político”. Segundo ele, o anúncio da sua presença como vice na chapa do PV é só uma “questão de momento”.
Pelo calendário eleitoral, os partidos devem definir suas chapas e coligações até 30 de junho. Até lá, segundo Marina, haverá tempo para que o processo político interno seja amadurecido. “Havia uma conversa e um desejo grande de aliança com o PSOL, embora soubéssemos que seria difícil. Mas o diálogo [com o PSOL] continua”, afirmou a senadora.
A candidata disse que pretende buscar apoio à sua candidatura em “núcleos sociais vivos”, como empresários, nas universidades e nos movimentos sociais. O governo Lula, para a senadora, provou que não é necessário ter uma visão meramente tecnocrática para governar um país. “Vamos partir para outro tipo de campanha eleitoral”, disse em relação ao pouco espaço que terá o PV durante o horário eleitoral gratuito.
Marina elogiou as conquistas do atual governo, mas voltou a classificar a gestão como “conservadora” em matéria ambiental. Aos empresários, Marina disse também que não tem uma “visão aventureira” em relação a temas econômicos e sociais.
A senadora, entretanto, defendeu ênfase maior num modelo sustentável de desenvolvimento, que ela classificou uma economia de baixo carbono. “No Brasil, isso é perfeitamente possível. Nossa matriz elétrica é 90% limpa. Nossa matriz energética, considerando outras fontes, é 45% limpa. Não vejo problema algum em valorizar essa opção”, disse.

fonte: UOL

Quando vai acontecer aqui?

Olhem só essa notícia vindo do sul do Brasil. Nós estamos lutando, avisando, instigando autoridades para que o mesmo não ocorra por aqui.
Esperamos, no próximo verão,  não lermos nos blogs e jornais santarenos  notícias como essa .

26 de janeiro de 2010
GAROPABA

Mulher atropelada durante banho de sol
Cristine de Medeiros Mendes, 32 anos, foi atropelada ontem na Praia do Luz, entre Ibiraquera e Garopaba. Ela tomava sol quando Liamara Reis de Souza, 43 anos, fez uma manobra e passou com o carro sobre o braço direito de Cristine. De acordo com a Polícia Militar de Imbituba, a condutora do veículo estava em local proibido. Ela assinou um termo circunstanciado e responderá por lesão corporal culposa, quando não há intenção de ferir. Cristine foi levada ao Hospital São Camilo, em Imbituba, com suspeita de fratura.

fonte: Diário Catarinense

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sombra pra que?

Até hoje, véspera da inauguração de uma praça em frente ao Parque da Cidade os bancos colocados logo na entrada permaneciam descobertos. Até amanhã continuaremos acreditando que o arquiteto projetou proteção ao sol e a chuva ao que quiserem sentar por ali, descansar, jogar conversa fora.
Imaginamos que o arquiteto não quis castigar os usuários da praça, poupando-os do sol intenso de meio dia por exemplo.
Uma pergunta: com tanta árvore no parque por que não colocar os bancos embaixo das árvores?
Aliás outra pergunta: qual o motivo da preferência do espaço externo do parque em detrimento ao lindo espaço interno?
Até quando teremos um imenso elefante verde no meio do parque, quase sem nenhuma utilidade?
De qualquer forma não podemos deixar de elogiar a iniciativa da PMS em criar mais um espaço de lazer a população santarena.
Amanhã passaremos por lá para conferir e esperamos nos surpreender, positivamente claro.

Invasores do Juá tem que sair

Finalmente uma decisão foi tomada. Parece que finalmente vamos ver a destruição de uma imensa área verde cessar.
A prefeitura, com ajuda do Ministério Público Estadual tomou coragem e promete, com ajuda da PM e em obediência à ordem do juiz Silvio Cesar Maria, desocupar a área e acabar com o crime ambiental provocado por especuladores.
Um recado a quem quer viajar de avião ou ir para a praia mais bonita do Brasil: prepare-se para desistir, pois como já virou moda, amanhã tem interdição da Fernando Guilhon. Querem apostar?

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Comunidade do Juá revoltada com carros e motos nas praias

Esse fim de semana durante visita a algumas comunidades localizadas nas praias de Santarém pudemos constatar a revolta dos moradores com a presença de carros e motos nas praias e seus motoristas alcoolizados. Os moradores do Juá/Salvação eram os mais indignados. Dizem que é por ali, que a maioria dos veículos descem . Já chamaram a polícia que teria dito que não poderia fazer nada contra os "filhinhos de papai". Os moradores chegaram ao cúmulo de construir pequenas cercas na praia, em frente suas casas para delimitar o espaço que suas crianças poderiam brincar. Ir tomar um banho no rio, nem pensar. Risco de morte iminente.
Uma vergonha e desrespeito com a população.!
Além disso vimos (e recolhemos) muito lixo nas praias do Juá, Pajuçara e Carapanari. Identificamos também TODOS os pontos de acesso de veículos nas praias, do Juá até o Carapanari. Nossa meta é plotar (por GPS) todos os pontos de acesso a praia em Santarém.
Não iremos desistir fácil em preservar o que temos de mais belo.

Questionamento à Prefeitura de Santarém?

Foi autorizado pela prefeitura de Santarém a interdição da rua Marabá entre as travessas Dom Amando e 15 de Agosto no sábado, para a realização de uma festa de aniversário?

domingo, 24 de janeiro de 2010

Área de livre comércio

O grupo Paju também defendeu e pediu apoio ao diretório regional a respeito da criação da Área de Livre Comércio em Santarém. Pediu posicionamento oficial e definitivo ao Governo do Estado (o PV faz parte da base de apoio, diga-se de passagem) a respeito do assunto, afinal há defesas contraditórias no governo a respeito deste tema, manifestadas publicamente. Repudiamos a idéia de implantação da ALC em Santa Izabel e não em Santarém.
A falta de políticas públicas de desenvolvimento regional no Oeste, em especial em Santarém, em detrimento de outras regiões do estado, principalmente a região Metropolitana de Belém, é um dos motivos do sentimento crescente de indignação e revolta, estimulando ainda mais o sentimento separatista.

Estado do Tapajós: nós queremos

Durante almoço com o presidente do PV -PA José Carlos Lima o grupo Paju foi firme no seu posicionamento favorável à criação do Estado do Tapajós e cobrou do diretório regional posicionamento do partido sobre o tema. Zé Carlos colocou que este tema deve ser discutido urgentemente e intensamente em várias regiões do Estado e prometeu realizar debates para este fim. Os membros do PV no Oeste do Pará devem ser os primeiros a serem ouvidos.
Zé Carlos colocou sua preocupação em grupos políticos defenderem e usarem o argumento de que a criação dos novos Estados resolveria todos os problemas das regiões envolvidas, camuflando neste argumento seus verdadeiros interesses pessoais. Zé Carlos mostrou-se simpático a idéia do plebiscito.

A ética e o pragmatismo

O grupo Paju continuará a defender sempre a ética na política ao invés do pragmatismo. Marina Silva também pensa assim; que fique bem claro!

sábado, 23 de janeiro de 2010

Grupo Paju faz ação nas praias de Santarém

O grupo Paju parte daqui a pouco, a bordo da voadeira Paju Hu para visita e ação em praias de Santarém. Durante a visita o grupo fará várias ações de monitoramento de danos ambientais, ações e planejamento junto as comunidades para evitá-los, limpeza das praias e identificação e registro dos locais de acesso de veículos às praias.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Presidente do PV almoça com o Paju

Com a presença do vereador Valdir Mathias Jr e do diretor da juventude do PV Alírio Jr, o presidente do PV José Carlos Lima almoçou nessa sexta com o grupo Paju, no paradisíaco restaurante Casa do Saulo. 
Vários assuntos foram tratados dentre os quais (copiados do blog do Zé Carlos Lima):

1. A criação do Estado do Tapajós;
2. Criação da área de livre comércio em Santarém;
3. Implicações do asfaltamento da BR – 163;
4. Eleições 2010 e organização local da campanha Marina Silva;
5. A posição do PV para o Governo do Estado;
6. Organização da campanha de Deputado Federal;
7. Lançamento de um deputado estadual de Santarém
8. Participação no Governo Municipal da Prefeita Maria do Carmo;
9. Fazer um legislação estadual proibindo carros em praias em todo Estado;
10. Divulgação e apoio ao Programa de saúde desenvolvido junto ao povo Zoé que é coordenado pelo Dr. Erick Jeninngs, membro do PV de Santarém.
Durante o final de semana vamos postando as idéias, discussões, análises os prós e contra dos tópicos citados acima, discutidos intensamente do interessantíssimo e produtivo encontro. Novas reuniões com o diretório regional devem acontecer em breve.


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Jader x Ana Júlia: amigo do Paju será interlocutor a pedido de Lula

no Blog do Bacana:

"Em nota mais abaixo (no blog do bacana) falo hoje mesmo que Lula mandaria um interlocutor falar com Barbalho sobre as eleições no Pará. Pois bem, a notícia veio agorinha de um deputado federal petista; o interlocutor que Lula escolheu para falar com Jader é o ministro Alexandre Padilha das Relações Institucionais, velho conhecido dos paraenses.
Ele virá até o final de semana.
Se vai ter resultado o papo, o olho no olho com Barbalho ?
Logo saberemos, ora pois.
Mas tai o bombeiro federal."
Boa sorte ao Ministro amigo do Paju pois a tarefa parece não ser fácil! 
Depois dessa missão Alê, é bom vir esfriar a cabeça velejando no Paju.

Área de livre comércio

Ocorre hoje em Belém a reunião da Federação das Indústrias do Estado do Pará. Na oportunidade será defendida a idéia da area de livre comercio para Santa Isabel e não mais para Santarém. Como sempre, o oeste do pará sofre mais uma investida contra nosso desenvolvimento sócio-econômico. ESTADO DO TAPAJÓS JÁ !

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Conversa de fim de tarde


                               Foto: Podalyro Neto

Presidente do PV-PA almoça no Paju



O presidente do PV no Pará e coordenador da Campanha Marina Silva na Amazônia, José Carlos Lima, chega na sexta feira em Santarém. Zé Carlos, a convite do grupo Paju, almoça com membros do grupo e com o vereador Valdir Mathias Jr, na praia do Pajuçara.
No almoço serão discutidas as eleições de 2010, onde o presidente será possívelmente candidato a Deputado Federal, a candidatura do médico Érik Jennings a deputado estadual , a criação do Estado do Tapajós, a luta do PV santareno contra a presença de carros nas praias, entre outros.
A noite Zé Carlos segue de volta para Belém, onde terá importantes reuniões políticas.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

São Francisco fará jogo de entrega de faixas



No próximo dia 31 de janeiro no Barbalhão, o São Francisco comemora a conquista do campeonato santareno de 2009, com um jogo de entrega de faixas contra a seleção de Mojuí dos Campos. O jogo terá como atração também a presença da árbitra Ana Paula de Oliveira, famosa pela sua beleza e por ter pousado como veio ao mundo na revista Playboy.
O jogo servirá também para o lançamento de novos projetos do Leão, dentre os quais a participação do clube no seletivo do Campeonato Paraense, que será realizado no segundo semestre
Os ingressos serão vendidos na loja do Leão na Av Borges Leal, ao lado da Signos.
Vamos lá galera azulina, festejar, comemorar, sonhar e curtir essa nova fase do Leão Azul santareno.
Ah, e admirar a beleza da árbitra também!

Arquitetura Portuguesa em Óbidos - Pará.


                         Foto: Podalyro Neto

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Candidatura indefinida

A candidatura do médico Érik Jennings continua indefinida. Ainda essa semana o médico definirá se aceita ou não o convite do PV para concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa nas próximas eleições.
O membro do Paju deve anunciar oficialmente sua decisão nos próximos dias, aqui no blog.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Praias sem carros - MP Estadual lidera reunião para iniciar as ações de repressão ao tráfego de veículos nas praias do Tapajós.

Com a presença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ministério Público Federal, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Trânsito, Polícia Federal, e membros do Partido Verde, aconteceu na tarde de ontem a segunda reunião de planejamento para ações que visam coibir o tráfego de veiculos pelas praias do rio Tapajós. Todos os presentes se comprometeram a trabalhar em conjunto liderados pelo Ministério Público Estadual. Nós do PAJU parabenizamos a promotora Lilian Braga do MP Estadual pela iniciativa e liderança onde aproveitamos para colocarmos-nos  a disposição para que essa iniciativa seja coberta de êxito.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Carros nas praias: PV reúne com MP

Hoje a tarde o PV reúne novamente com o Ministério Público Estadual para discutir o problema até então insolúvel da presença de carrros nas praias de Santarém. Participam também orgãos fiscalizadores como SEMMA, Polícia Civil e Militar, SETRANS, Polícia Federal.
A reunião decide planejamento de ação conjunta para o combate a esta prática ilegal e criminosa para o ano de 2010

Blog do Jeso repercute notícia do Paju

O blog irmão do jornalista Jeso Carneiro repercutiu hoje a notícia do convite feito pelo PV-Pa ao médico Érik Jennings para que o mesmo concorra a uma vaga na ALEPA. De imediato alguns comentários foram publicados. Eis alguns:

"O apelo para que Erick participe do próximo pleito eleitoral não pode se restringir apenas ao PV ou ao grupo Paju. Santarém precisa desesperadamente de um nome com o perfil do Erick concorrendo às próximas eleições. Para onde se olha, de qualquer ponto que se observa, até onde a vista alcança e inteligência permite o que se vê, em relação aos pretensos candidatos às eleições de 2010, é um amontoado de políticos profissionais, despossuidos de espírito público, que buscam o poder com o propósito único de se dar bem na vida e obter crescimento e favores pessoais à custa do erário público.Erick, candidato, prestará um inestimável favor aos que lutam tenazemente contra o desânimo, a desesperança e o desespero que toma conta de expressiva parcela dos homens de bem da nossa cidade, cansada de ver a desenvoltura de sujeitos, pequenos na inteligência e no caráter, tomarem de assalto o poder por vias ilegítimas e criminosas."
Evaldo Viana
"Um especial marketing prévio para a próxima eleição municipal.Presente para Santarém!"

Vinho tinto
"SANTARÉM PRECISA DE LIDERANÇA E DE PESSOAS COM ÍNDOLE. DR. ÉRICK É O HOMEM CERTO.

Seu mano

“Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio.”Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa.”
Éric, não esquece de mandar o número da legenda, essa noticia valeu muito, até revigorou os ânimos de melhores perpectivas.
abs no coração,"
Telma Amazonas"
"Manda os banners e adesivos pro windsurf!!!"

Gil Serique







terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PV-Pa oficializa convite a membro do Paju

O PV regional oficializou nesse fim de semana em Santarém, durante confraternização do PV santareno, o convite ao médico Érik Jennings para que o mesmo dispute uma vaga para Deputado Estadual nas próximas eleições. O convite foi feito pelo Deputado Estadual Gabriel Guerreiro com o apoio do vereador e presidente local do PV,  Valdir Mathias Jr e de lideranças comunitárias ligadas ao PV
O convite e principalmente o apoio dos verdes surpreendeu o médico. O presidente regional do partido, José Carlos Lima chega na próxima semana em Santarém e deve engrossar o coro no convite e apoio ao médico.
Érik anda pensando seriamente em ter seu primeiro desafio político.

Reunião do Paju discute eleições 2010



Em reunião realizada na noite nesta segunda- feira o Grupo Paju discutiu amplamente as eleições 2010. A opinião do grupo foi unânime. O PV santareno deve lançar candidato a deputado estadual nas próximas eleições. Este e outros posicionamentos serão colocados na próxima reunião do partido e na reunião com o presidente do PV-Pa José Carlos Lima na próxima semana.
O grupo Paju também foi unânime no apoio a uma futura candidatura verde, independentemente do candidato pertencer ao grupo ou não.
Foi discutida também pautas para a próxima reunião com o Ministério Público Estadual a respeito da ilegalidade da presença de carros nas praias.
Estiveram presentes na reunião os membros do Paju: Alcivan Barbosa, Andréa Carneiro, Bruno Moura, Érik Jennings, Luis Rodolfo Carneiro, José Eduardo Siqueira e Podalyro Neto. Por motivo de viagens demais membros do grupo estavam ausentes.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Carros em alta velocidade - Esperança no MP

Parece que a noticia é a copia de muitas outras mostradas aqui. Ontem carros em alta velocidade trafegavam nas alvas areias da praia do carapanari. Foram insanas demonstrações de "forças dos possantes 4x4" que com os seus condutores aparentando embriaguês, davam cavalos-de-pau ameaçando a segurança dos banhistas. Na quinta-feira dia 14, o Ministério Público Estadual reunir-se-a com a sociedade civil organizada e com as instituições ligadas  a segurança pública para tratar das ações repressivas à presença de veículos nas praias. Enquanto isso, recomendamos muita atenção aos banhistas nas praias do Tapajós, pois o risco de ser atropelado e até morrer é real.

Grupo Paju reúne hoje.

O grupo Paju começa a discutir hoje assuntos relacionados principalmente às eleições de 2010. Em pauta também a reunião que o grupo terá nos próximos dias com alguns candidatos a deputado federal e estadual nas próximas eleições. Mas sem dúvida a principal pauta será o lançamento (ou não) da candidatura de um dos membros do Paju a deputado estadual.
Todos os membros do grupo estão convidados

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Programa de Marina será dirigido voluntariamente por Fernando Meirelles

A senadora Marina Silva (AC), pré-candidata do Partido Verde à Presidência da República, será dirigida pelo cineasta Fernando Meirelles, de "Cidade de Deus", no programa que será exibido em rede nacional pelo PV em 10 de fevereiro.
Meirelles estaria contribuindo de forma voluntária, por ser um simpatizante das ideias de Marina Silva. Ano passado, ao comentar uma declaração do presidente Lula, o diretor disse num evento da TV Globo: "Lula que me desculpe, mas Shakespeare é que é o cara. Depois vem a Marina Silva."
Entre seus principais filmes, além de Cidade de Deus, estão "O Jardineiro Fiel" (com Ralph Fiennes e Rachel Weisz) e "Ensaio sobre a Cegueira" (com Julianne Moore e Mark Ruffalo).
Ainda não está definido se Meirelles vai trabalhar na campanha de Marina, caso a candidatura da senadora seja realmente formalizada. Ela nega os rumores de que viria a desistir em prol da campanha de José Serra, do PSDB.
Na última pesquisa divulgada pelo Datafolha, do jornal Folha de S. Paulo, Marina Silva aparece em quarto lugar com 8%, muito atrás de José Serra, que tem 37%. Dilma Rousseff (PT) tem 23% e Ciro Gomes (PSB), 13%. Num cenário sem a candidatura de Ciro, Marina iria a 11%, Serra a 40% e Dilma a 26%.
A melhor avaliação de Marina está entre as pessoas com grau superior. Ela tem 13% das intenções de voto nesse grupo, segundo o Datafolha. Já entre as pessoas que ganham até dois salários mínimos, a preferência por Marina é de apenas 6%.
A senadora teria como vice em sua chapa o empresário Guilherme Leal, da Natura.
fonte: Yahoo Brasil - Notícias

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Blog do Espaço Aberto repercute comentário do Paju

No blog do Espaço Aberto, um dos melhores  blogs do Estado:
Salinas não está só no reino da barulheira incontrolável.
Belém não está só no reino dos selvagens que não medem consequências para produzir inconsequências que tiram o sossego público de forma criminosa.
Santarém também (é uma rima, mas não uma solução, como vocês sabem).
Leiam o comentário abaixo, mandado ao blog pelo pessoal do Grupo do Paju, que mantém o excelente Blog do Paju.
Paju vem de Pajuçara uma das belas, das mais aprazíveis praias às margens do Rio Tapajós. Fica um pouquinho depois da Praia de Maria José.
Pois é.
O Grupo Paju reclama da mesma imbecilidade que se vê em Salinas: carros nas praias, com o som elevado à ionosfera.
“Estamos cansando”, reclama o Paju.
Não cansem, não.
Não cansem.
Persistam.
Do contrário, a incivilidade selvagem vai prevalecer.
Leiam o comentário abaixo:

Em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Sempre informativo e dinâmico, o blog é uma de nossas principais fontes de informação.
Nós, do Grupo Paju, ligados ao PV santareno, há muito tempo brigamos contra a presença de carros nas praias. Não queremos que nossas praias, incluindo a mais bela do Brasil (Alter-do-Chão) vire uma "Salinas", onde os carros tomaram o lugar dos banhistas. Onde o som alto e de mau gosto tomou o lugar dos gritos das crianças e do sopro do vento. Nossa luta, entretanto, tem sido em vão, como você pode constatar o blog do Paju (www.blogdopaju.blogspot.com).
Estamos cansando. A proibição de carros e sons nas praias deveria virar lei estadual. Aqui em Santarém, temos uma lei municipal que proíbe tal ato irresponsável, mas como muitas outras, não é cumprida. Apelar a quem? Não sabemos mais.
Só nos resta rezar para que nossos filhos não sejam atropelados nas praias por motoristas embriagados e irresponsáveis.

Morre Joaquim da Costa Pereira

Um dos maiores empreendedores da história do Oeste paraense, faleceu hoje de madrugada em Belém do Pará. Joaquim Pereira  tinha 80 anos e deixa como exemplo sua ousadia, empreendedorismo e confiança em Santarém.  Por isso, suas conquistas e realizações foram enormes.
O grupo Paju, que nutria por seu  Joaquim grande respeito e admiração, espera que seu Joaquim já esteja lá em cima ao lado de Dona Vera, de seus irmãos e amigos.
Que Deus dê toda força necessária a família e amigos nesse momento de dor e saudade.
Maiores informações: http://www.notapajos.com/

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Rabeta Possante



                                         Foto: Podalyro Neto

A foto acima, foi tirada às proximidades de Itacoatiara-AM onde pode ser visto um casco com uma popular "rabeta" navegando pelo leito barrento do Rio Amazonas

Daniel Cohenca, ex-superintendente do IBama de Santarém, diz que PT usou órgão para vencer eleições municipais no Oeste do Pará

Inocentado das acusações, Daniel Cohenca mostra o real motivador de sua exoneração da Gerência do IBAMA de Santarém. No mês passado, saiu a decisão final do presidente do IBAMA, inocentando o ex-gerente no processo que o acusava de irregularidades administrativas na sua gestão. Para a sociedade o caso havia ficado inconcluso, valendo então esta nota de esclarescimento.

Em novembro do ano de 2008, Daniel Cohenca foi exonerado do cargo de Gerente Executivo do IBAMA em Santarém, cargo que ocupava desde maio de 2007. O IBAMA em si não mostrou oficialmente explicações sobre a exoneração, mas em entrevista a imprensa local o então superintendente do IBAMA no Pará, Aníbal Pessoa Picanço, atual secretário do estado de Meio Ambiente do Pará, expôs em entrevista que teria havido “crime”...“que afronta os princípios básicos que norteiam a Administração Pública que são a legalidade e moralidade”.

Através do memorando em anexo o então superintendente mostrava ao presidente do IBAMA que a gerência de Santarém não estava seguindo a cartilha ditada pela governadora do estado Ana Júlia Carepa, e na sequência buscava desqualificar o gerente com a acusação leviana e, ao que veremos infundada, de que "alguns servidores e setores da Gerência de Santarém teriam sido pressionados pelo gerente para firmar contrato de R$ 45.000,00". Culminava o memorando "solicitando a imediata exoneração ou afastamento" de Cohenca.

Com tal acusação o presidente do IBAMA, Roberto Messias exonerou-o do cargo em comissão. As forças políticas e a imprensa santarena ficaram imediatamente divididas, pois os que conheciam o trabalho que Cohenca vinha desenvolvendo sabiam que havia muitos interesses em retirá-lo deste cargo, e que a acusação de corrupção poderia ser mero pretexto para desqualificá-lo e assim desqualificar inclusive o combate a ilegalidade ambiental.

Cohenca passou por um processo administrativo disciplinar, instaurado pelo presidente do IBAMA onde figurava como único acusado de improbidade administrativa. No entanto, após meses de investigação e interrogatório por uma comissão, todos os sete servidores que assinaram a transação financeira foram unânimes em afirmar que não só nunca receberam ordens de Cohenca para tal ato mas que nem ao menos haviam conversado com ele sobre a transação.

O relatório da comissão (anexo) conclui pela "absolvição antecipada do denunciado" e "o arquivamento do Processo", ainda conclui que o ato de compra antecipada de combustível deu-se por iniciativa de outros servidores, mesmo assim com "a inexistência de má-fé", e ainda que "agiram buscando o melhor para a administração pública, sem proveito próprio".

O relatório transparece a falha no sistema público de licitações anuais que deixava o IBAMA sem o item mais básico para seu funcionamento, o combustível, durante o primeiro semestre de cada ano. Para evitar essa situação, antigos servidores administrativos anualmente praticavam compra antecipada no final do ano pelo bem da continuidade das atividades do órgão. O Gerente executivo, como era de praxe, autorizou o pagamento das notas fiscais que chegaram a ele nos trâmites normais, devidamente recebidas e encaminhadas pelos setores responsáveis, sem nenhum indício de que se tratava de compra antecipada.

O despacho da coordenadora de processos disciplinares, acatado pela chefe da Procuradoria Federal Especializada e pelo Presidente do IBAMA (anexo). cita:
"Da análise dos autos, verifica-se que após a fase instrutória ficou provado que as acusações eram improcedentes, inconseqüentes e viciosas e que a comissão processante concluiu pelo não indiciamento do servidor acusado, uma vez que, avaliados todos os elementos trazidos aos autos naquela fase, tais como, depoimentos e diligências o trio processante chegou a conclusão de que os fatos apontados não constituíam ilícitos administrativos, não sendo comprovada a prática dos fatos imputados ao acusado."

Num caso desse, como no caso de qualquer denúncia sem provas, anônima (como diz o memorando do superintendente), caberia uma primeira investigação, chamada sindicância. E não a solicitação da "imediata exoneração ou afastamento".

As acusações e a exoneração do gerente em novembro de 2008 geraram uma instabilidade no IBAMA. Um a um os caminhões apreendidos em operações foram sendo liberados, as empresas lacradas foram desbloqueadas e a própria gerência do IBAMA de Santarém foi perdendo a força política e a autonomia financeira, obviamente trazendo prejuízos à proteção do meio ambiente.

Então quais os reais motivos que em setembro de 2008 levaram o então superintendente Anibal Picanço a tão veementemente buscar acusar Daniel Cohenca e divulgar as acusações pela imprensa ao invés de promover uma justa e limpa investigação prévia?

Era sabido que o IBAMA de Santarém vinha atrapalhando os interesses políticos da Governadora do Pará Ana Júlia Carepa. A fiscalização era incisiva, principalmente contra o desmatamento ilegal e as madeireiras cheias de irregularidades, num estado que desde 2006 é o recordista em desmatamento no Brasil, e que aumentou sua taxa anual no último ano (PRODES/INPE). O ano de 2008 foi o ano das eleições municipais mais disputadas no oeste paraense. É bastante óbvio o quanto a ilegalidade ambiental financiava as campanhas eleitorais municipais no oeste paraense.

Enquanto o IBAMA em Santarém, apoiado e seguindo diretrizes da Diretoria de Proteção Ambiental do IBAMA de Brasília agia contra o tráfico de madeira ilegal e o tráfico de créditos madeireiros frios, facilitado pelos falhos sistemas de controle de fluxo madeireiro instituídos pelo governo no estado (Sisflora e Ceprof), o partido da governadora Ana Júlia apoiava-se nos madeireiros do Oeste do Pará buscando obter vitória eleitoral na maioria dos municípios. Em alguns municípios os candidatos a prefeito pelo PT eram eles mesmos grandes madeireiros.

Em Santarém, Cohenca participou da discussão sobre a destinação das terras públicas das glebas Nova Olinda e Mamurú. Defendeu a criação de unidades de conservação buscando a preservação de áreas que o governo do estado cedeu para madeireiros a título de "permutas" de terras e "ADIPs" (autorizações de detenção de imóvel público). O governo do estado se pronunciou em defesa do direito dos madeireiros, manifestando-se contrários a criação de unidade de conservação na área e hoje se vê o conflito (inclusive com incêndio em balsa) entre as populações tradicionais, antigos ocupantes da região, e madeireiros apoiados e autorizados pelo Governo do Estado.

No município de Prainha o Governo do Estado insistia em manter ativas algumas destas ADIPs que exploravam madeira em área muito além do que o seu manejo autorizava ao tempo que emperrava a criação da RESEX Renascer. O IBAMA buscou suspender as atividades da empresa, porém que só poderia ser definitivamente suspensas por força do cancelamento das ADIPs e da licença de operação, o que o governo do estado recusou-se a proceder. Quando finalmente a RESEX Renascer foi criada, devido a negociações do governo do Pará ela tinha metade do tamanho originalmente previsto para a reserva. Não abrangendo as áreas de interesse madeireiro.

Em 2008 técnicos do IBAMA em Santarém flagram que nos cadastros da SEMA existem 93 serrarias operando dentro de unidades de conservação, terras indígenas, áreas militares e assentamentos do INCRA, todas com licença ambiental válida, em atividade e com cadastro no CEPROF e SISFLORA. O IBAMA solicita a suspensão imediata das empresas e a fiscalização em loco.

Está evidente que o Meio Ambiente é para o PT do Pará a moeda de troca mais barata para as eleições, e o IBAMA de Santarém, mesmo com suas conhecidas limitações em termos de pessoal e equipamento, foi descobrindo tais irregularidades e se mantendo irredutível em suas funções sócio-ambientais.

Os empecilhos às aspirações políticas da Governadora Ana Júlia Carepa, foram os motivadores dos pedidos de exoneração de Cohenca emanados da Superintendência do IBAMA em Belém, sabidamente dominadas pela governadora e pelo ex-superintendente Marcílio de Abreu Monteiro (ex-marido da governadora e atual secretário de estado de Projetos Estratégicos). Em junho de 2009 Aníbal Picanço torna-se Secretário de Estado de Meio Ambiente e no primeiro mês de gestão autoriza a exploração de 544 mil metros cúbicos de madeira, cinco vezes mais do que seu antecessor Valmir Ortega autorizou nos seis meses anteriores. Aliás, Valmir Ortega foi exonerado também com denúncias infundadas de corrupção. Parece que a fórmula deu certo, retira-se o incômodo acuado por denúncias que demoram a se mostrarem inverídicas e ele fica quieto, sem voz para denunciar.

E esta é somente parte das conexões milionárias da madeira ilegal no estado do Pará.

Daniel Cohenca* - dcohenca@bol.com.br
*Daniel Cohenca é analista ambiental concursado do IBAMA. Biólogo,morou 9 anos em Santarém, foi gerente executivo do IBAMA em Santarémem 2007 e 2008, trabalha hoje na superintendência do IBAMA em Florianópolis-SC .


Palavra do Presidente

De Zé Carlos Lima, presidente do PV- Pa, em seu blog,  a respeito de sua saída da Semma:
Depois de onze meses construindo uma nova proposta ambiental para Belém, deixo, amanhã, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Meu substituto será o atual diretor de parques e áreas verdes de Belém e ex-deputado estadual Sebastião Oliveira.
Estou saindo por dois motivos. Fui eleito presidente da comissão de meio ambiente da OAB-Pará e assumi compromisso com o presidente Jarbas Vasconcelos de ajudar a organizar este setor na Ordem. Serei candidato a Deputado Federal pelo Partido Verde do Pará, tendo que coordenar a campanha de Marina em toda a região amazônica.
Neste meses, construímos uma equipe e reunimos pessoas, entidades, tratamos de desafios ambientais de uma Cidade Amazônica como Belém.
Falamos de arborização com a EMBRAPA, UFRA, REDE CELPA e decidimos construir um novo Plano Diretor de Áreas Verdes – PDAV, com uma meta de uma árvore por habitante. Implantamos o novo corredor de mangueiras na Senador Lemos. Plantamos ipê roxo na Almirante Barroso. Arborizamos muitas ruas e o Conjunto Satélite.
Falamos de parceria e participação popular com o IMAZON, POEMA, UNAMA, com a criação da Rede Voluntária de Educação Ambiental de Belém. Consolidamos o Conselho Municipal de Meio Ambiente com funcionamento regular na sede da UNAMA da Senador Lemos. E deixamos criado o programa de Agentes Ambientais Voluntários.
Falamos de ciclovias e do uso da bicicleta. Estimulamos o debate com a presença de Alfredo Sirkis, urbanista responsável pela implantação das ciclovias do Rio de Janeiro. Realizamos passeios ciclísticos no Dia Mundial Sem Carro. Serão incorporadas a Belém, fruto de compensação ambiental com o Governo do Estado e de acordo celebrado com a CTBEL, mais 60km de ciclovias e ciclofaixas.
Falamos do desenvolvimento sustentável das Ilhas de Belém, criamos um fórum, estamos elaborando o diagnóstico e propusemos a transformação das Ilhas em uma grande APA, com objetivo de eliminar as emissões de dióxido de carbono dos carros do continente, transformando Belém em uma cidade zero em emissões de CO2.
Licenciamos, fiscalizamos e coibimos abusos ao meio ambiente, sempre com a cautela de não trazer transtornos para Cidade. Exemplo disso foram o sistema de compensação ambiental aplicado pela SEMMA que trouxeram enormes benefícios para Belém. O novo shopping da Doca que, através de compensação ambiental, contribui para implantação do paisagismo daquela avenida.
Uma compensação ambiental significativa para Belém será, sem dúvida, as obras do Parque Ambiental de Belém. Ali serão construídas cerca de proteção, trilhas, espaço multiuso, pontes e o centro de referência em gestão ambiental. Com as obras ficarem prontas em 2010, Belém ganhará uma área de lazer três vezes a área do atual Bosque Rodrigues Alves.
Realizamos a Semana Municipal de Meio Ambiente, a operação Círio, o concurso jardins do círio e o Eco-natal. Tudo foi feito sem deixar de cuidar das 230 praças e canteiros, da roçagem e da limpeza e poda das árvores.
Obrigado a equipe SEMMA. Obrigado ao Prefeito Duciomar pela oportunidade e a Belém que me permitiu aprender muito. Uma Cidade pulsa e tem vida própria. Amo Belém.
Para dizer o quanto amo o Rio Guamá e a Baia do Guajará, recorro a um poema de Fernando Pessoa:
“O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia.
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia.
Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.”

Presidente do PV entrega cargo na SEMA

No blog do espaço aberto:
O secretário José Carlos Lima participa hoje, às 8h30, do seu último ato político como gestor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Em cerimônia no Parque Ambiental do Médici ele vai entregar o cargo para o diretor de Áreas Verdes Públicas da secretaria, Sebastião Oliveira. A mudança acontecerá porque, nas próximas eleições, José Carlos Lima será candidato a deputado federal pelo Partido Verde. Além disso, ele assumiu no dia primeiro deste ano o cargo de diretor da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará, o que impede que ele continue no cargo.
Na ocasião, José Carlos Lima também vai oficializar a contratação da empresa vencedora do processo de licitação para a execução das obras de compensação ambiental referentes ao projeto Ação Metrópole. Devido aos impactos causados ao meio ambiente, o governo do Estado e a Semma vão entregar ainda este ano o Parque Ambiental do Médici revitalizado aos moradores da capital paraense.
O evento vai contar com a presença do prefeito de Belém, Duciomar Costa, e ainda da governadora do Estado, Ana Julia Carepa, que vão participar de uma coletiva de imprensa com José Carlos Lima e representantes da Secretaria de Estado de Projetos Especiais (Sepe).
As obras, que serão iniciadas esta semana, foram estabelecidas a partir de um Termo de Compromisso firmado pela Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), no primeiro semestre de 2009.
Estão previstas a construção de dois pórticos nas entradas do parque, sendo um no conjunto Médici e outro na avenida Independência; quiosque multiuso; centro de referência para formação de agentes ambientais; reservatório elevado para 10 mil litros de água; construção de cerca de proteção em toda área do parque; recuperação da área degradada com plantio de espécies amazônicas endêmicas e centro de triagem de animais silvestres, entre outros.

Academias da Terceira Idade: Santarém poderia ter uma (s)






As academias da terceira idade (ATIs) viraram febre no Brasil. Idealizadas na China e trazidas para o Brasil inicialmente para Santa Catarina através do poder público (prefeituras), hoje essas academias podem ser vistas em vários estados do Brasil. Belém inclusive já dispõe de uma atrás do Bosque Rodrigues Alves
As academias da terceira idade têm trazido resultados significativos para a saúde de seus praticantes. Alguns estudos mostram a redução no número de consultas e consumo de remédios de pacientes acima de 60 anos em até 30%, nos bairros onde foram implantados as ATIs
Além disso, as ATIs tornam mais atrantes locais públicos, tornando-os mais frequentados e contribuindo para a convivência social e segurança dos locais.
O  Grupo Paju, na reunião do PV com a prefeita Maria do Carmo, propôs a implantação dessas academias em Santarém, inclusive com iniciativas público-privadas, semelhantes a outras parceiras existentes pelo Brasil afora. A parceria com as universidades, com a utilização de alunos formandos em Fisioterapia e Educação Física também poderia ser efetivada.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Morando sobre as águas


                                         Foto: Podalyro Neto
Típica habitação ribeirinha, construída sobre tronco de árvores. Paraná da Eva - AM

Pará: Estado campeão de desmatamento

O desmatamento na Amazônia voltou a subir em novembro de 2009, de acordo com o boletim Transparência Florestal, divulgado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Em novembro, foram registrados 75 quilômetros quadrados de desmatamento da Amazônia Legal, o que representa um aumento de 21% se comparado com o mesmo mês de 2008, quando se desmatou 61 quilômetros quadrados.

No desmatamento acumulado de agosto a novembro de 2009 (quatro primeiros meses do calendário de monitoramento de desmatamento), foram registrados 757 quilômetros quadrados desmatados. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o desmate aumentou 29%.

O Imazon também identificou a degradação florestal, estágio em que a floresta não foi completamente suprimida, mas sofreu danos, como queimadas. Segundo o boletim, foram registrados 29 km² de florestas degradadas, a maioria no Pará (55%) e Mato Grosso (22%).

O instituto alerta que 32% do território da Amazônia Legal (com exceção do Maranhão, que não é monitorado) estava coberto por nuvens, o que impediu o monitoramento. Além disso, 11% dos desmatamentos (8 km²) podem ter ocorrido em meses anteriores.

O Pará foi novamente o Estado que mais desmatou, contribuindo com 69% da área total desmatada. Em segundo lugar ficou o Amazonas (11%), seguido de Mato Grosso (6%), Acre e Rondônia (5% cada) e Roraima (4%). Os municípios considerados críticos também foram os paraenses: Tailândia, Monte Alegre e Placas foram os que mais desmataram.

Assentamentos da reforma agrária contribuíram com 28% do total desmatado (21 km²), e Unidades de Conservação com 6% (5 km²). Não foi registrado desmatamento em terra indígena. As terras privadas ou de posse representam 66% do total desmatado (49 km²).

domingo, 3 de janeiro de 2010

Alter do Chão: Zorra Total


Praia do Cajueiro - 02/01/10
Quem resolveu passar o final de ano e fim de semana prolongado em Alter do Chão saiu de lá frustado e além disso, assustado. A grande decepção não ficou só com a ausência do sol que insistiu em não aparecer, só dando o ar de sua graça no domingo.
O que mais assustou foi a bagunça generalizada na praia eleita a mais bonita do Brasil (até quando?).
Os playboys com seu carros e sons possantes disputando quem colocava o brega mais alto para tocar, infernizando a vida daqueles que procuravam um pouco de sossego no final de semana, querendo unicamente ouvir o barulho do pipocar dos fogos que anuciavam o novo ano.
Quando não estavam na orla  os playboys estavam com suas picapes traçadas ocupando as praias que deveriam ser dos banhistas. Antes eles até procuravam praias um pouco mais distantes como o Muretá. Agora "chutaram o balde" e na maior cara de pau estavam lá na ponta da praia do Cajueiro pra quem quisesse ver e desafiando as autoridades que quase nada fazem. Aliás, para não dizer que nada fizeram a SMT (Secretaria Municipal de Transporte) mandou um policial de trânsito ficar onde costumam descer as lanchas, na praia do Jacundá, a poucos metros da casa de praia da prefeita. O policial estava a bordo de um possante Fiat Uno, muito "próprio e eficaz" para andar atrás das picapes traçadas na areia fofa do lugar.
Banheiros químicos nas praias nem pensar. Todo mundo ali tomando banho na merda (ja que o até presidente Lula falou também podemos falar).
Quem queria comer fora de casa ou hotel outro problema. Poucas opções e de qualidade duvidosa. Nem pão para se tomar café na vila tinha.
A praça em frente à igreja virou o reflexo da bagunça: muitas barracas de gosto duvidoso (a maioria vazias, sem vender nada) e um barracão horrível ocupando boa parte da praça. Além disso uma população de hippies invadiu definitivamente a vila.
Enfim, um lugar sem a mínima infra-estrutura para atender o turista. Uma zorra total. Um lugar horrível
Bonito mesmo só o que Deus e a natureza nos deram: as praias.
Definitivamente ninguém (nem poder público ou privado) está aí para a praia mais bonita do Brasil. Ninguém está nem aí para o turismo.
O turista que veio provavelmente nunca mais volta.