quarta-feira, 3 de junho de 2009

Grupo Paju se manisfesta a respeito das denúncias na saúde santarena.

A respeito das denúncias feitas pelo artista plástico Apolinário e pelo médico Telmo Moreira o grupo Paju assim se manifestou:
Em momentos de dúvida ética na profissão, consulto o Dr. Telmo.
Em momentos de desespero pelo caos na saúde, desabafo com o Dr. Telmo.
Em momentos de carência do riso sério, ouço o Dr. Telmo.Minha admiração e lealdade a você, meu amigo Telmo, é inabalável.Agora muito mais.
Nós, como médicos (falem o que falar)desenvolvemos nossa função todos os dias, noites, finais de semana… Bem ou mal fazemos. Agora onde estão os fiscalizadores da lei e dos serviços públicos ? Será que estão no bolo dos 20 mil e trabalhando quatro dias por mês, ou são iguais ao Emmanuel Silva que ganha mais de 13.000,00/mês por sobreaviso e plantão no PSM sem ao menos aparecer por lá ? Nesse momento, os vereadores, o ministério público e o conselho municipal de saúde tem que tomar atitude e também justificar os seus salários, pagos pelo povo. Mais que corrupção a vista, estamos diante de uma crise moral na saúde da cidade. O remédio para isso tem que ser dado por toda a sociedade. Cada cidadão é uma dose importante no tratamento para que as coisas mudem.Indignados, eu, minha família e meus amigos estamos com você.Vou escrever pouco, pois amanhã temos cirurgia e você anestesia.Mas com certeza, meu amigo, encontraremos um tempinho para fazermos a nossa parte, como teu amigo, como cidadão, como Santareno e Médico que muito me orgulha em sê-los (todos).
Erik L. Jennings Simões

Amigo Telmo, acho que você não perde nada em não conhecer este senhor ( Tibério), mas vamos deixar de lado coisas insignificantes, gostaria de lembrar você que quando, em 2005, eu e o Erik confrontamos o então secretário de saúde Dr. Emanuel Silva, por melhorias de condições de trabalho, condições de materiais e instrumentos no hospital e por melhoria salarial este “distinto e simpático” sr. foi a público na TELEVISÃO dizer com todas as letras que éramos mercenários, afinal ganhávamos R$ 8.000,00 por mês e queríamos mais, na tentativa de jogar a população contra os médicos insurgentes, lembro que o mandatário deste Blog solicitou a secretaria de saúde que lhe fosse enviado os nossos contra-cheques (autorizado inclusive por nós), provando que o falatório era só balela, aliás, saiba que até hoje com o reajuste que houve no nosso salário não ganhamos R$ 8.000,00 líquido no Pronto-Socorro; gostaria de saber se o sr. Emanuel vai se defender destas acusações públicas de fraude com o dinheiro público, se ele vai ter coragem de explicar como recebe esta quantia sem ao menos por os pés no PS, ou será que algum Santareno foi atendido por este sr. no PS nos últimos meses?, acho que neste momento devemos aguardar alguma explicação plausível, afinal quem ganha sem trabalhar (em um Hospital Público) está furtando dinheiro público.

Luis Rodolfo D. Carneiro Filho


Caro Telmo:
Sempre ao acordar antes de dirigir-me ao trabalho pela manhã, procuro atualizar-me sobre as notícias. Primeiro são os noticiários televisivos, depois o rádio e por último a internet. Ao acessar o Blog do Jeso deparei-me com o teu texto que levou-me escrever este. Meu pai é testemunha da sua chegada em Santarém e sempre afirmou pra todos sobre a sua seriedade, competência e simplicidade, portanto amigo, não poderia deixar de mostrar a minha solidariedade ao que você escreveu.
Compreendo a tua revolta com as denúncias feitas sobre o desmando, o roubo, a bestice, a falta de comprometimento com a vida humana. Compreendo também a tua indignação com o comentário preconceituoso do Sr. Tibério sobre as denuncias. Será que a máxima chinesa que diz ” a educação de um homem começa 40 anos antes dele nascer” não valeria neste caso? Polemizar com alguém sem prestígio, que como disse o neurocirurgião Erik Simões, se aproxima do retardo mental na teoria, é perder tempo.
Reafirmo a minha solidariedade a tua pessoa e ao teu texto. Tornar público e esclarecidas as denuncias é o mínimo que pediríamos.
Abraço fraterno
Podalyro Neto


As denúncias feitas pelo Apolinário e ratificadas pelo Dr Telmo são graves e necessitam ser apuradas. É bem verdade que essas denúncias ja circulavam pelos corredores dos hospitais há alguns dias. Aliás essas denúncias saíram dos hospitais e foram cair nas mãos de nossos vereadores.

Caro Roberto. De quem você acha que é a obrigação de fiscalizar se os recursos vindos para a saúde de Santarém estão corretamente aplicados? Se não há desvios, ocasionando perda de vidas? Você acha que é preciso um artista plástico, um médico, advogado, parar de pintar, escrever, curar e advogar para ficar indo atrás de provas contra denúncias que chegam às suas mãos ou que escutam falar?

Nossos nobres vereadores, estes sim, deveriam cobrar esclarecimentos, investigar, propor melhorias para a saúde pública. Esses profissionais que citei, ganham (alguns!!) seu dinheiro honestamente trabalhando arduamente naquilo que se propuseram a fazer. E não me venha falar em cooperativismo.

Os nobres vereadores é quem deveriam fazer isso, afinal, estão ali também pra isso. Mas será que isso dá voto? Me parece que não. É só voce acompanhar o site da câmara de Santarém. É muito melhor mandar abrir um ramal, furar um poço em uma comunidade ou pedir mais recursos para uma secretaria ligada a seu partido. A verdade é que nosso legislativo não sabe qual é o seu verdadeiro papel. Por isso, por falta de cobrança, de fiscalização, milhares de pessoas estão sem água nas suas casas, afinal quem deveria cobrar da Cosanpa (legislativo e prefeitura) não o fazem.

Então vereadores, vocês tem a obrigação moral de pedir explicações a SEMSA, instigar o Ministério Público Federal para que investiguem a veracidade das informações, que aliás, vocês já sabem há alguns dias. Tenham peito, coragem!! Aos vereadores ligados à saúde Dr Nélio Aguiar e enfermeira Marcela Tolentino, tomem a frente disso, afinal vocês sabem o quanto a falta de recursos, faz falta à vida humana e a um povo tão sofrido quanto o nosso.
Se não o fizerem nobres vereadores, vocês se assemelharão aos médicos acusados,que recebem mas não trabalham!

Com indignação!!

Bruno Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário