terça-feira, 8 de dezembro de 2009

National Geographic publica "Dossiê Terra 2010"




Elaborada a partir de estudos feitos pela National Geographic Society e por universidades e órgãos internacionais de preservação do planeta, a publicação é uma espécie de almanaque. O dossiê mostra que, enquanto a população mundial quadriplicou nos últimos 100 anos, a economia cresceu 14 vezes, a produção industrial 40 vezes e a área de terras irrigadas cinco vezes.

E esses números não param por aí. De acordo com Matthew Shirts, redator-chefe da revista National Geographic Brasil e coordenador do Planeta Sustentável, até 2010, 50 milhões de pessoas podem ser deslocadas em razão das mudanças climáticas, podendo chegar a 200 milhões em 2050.

O aumento das demandas globais por alimentos, bens e combustíveis também pode alterar ainda mais a Terra que conhecemos hoje. “Basta citar a exorbitante marca dos Estados Unidos, que sozinho consome o mesmo que 127 países juntos”, diz Shirts. O desenvolvimento dos países emergentes, como a Índia, também poderá engordar essa demanda, a estimativa é que 583 milhões de indianos ascendam à classe média até 2025.

Para dar conta desse crescimento de forma equilibrada e sustentável, o especial “Dossiê Terra – O Estado do Planeta 2010” aponta algumas soluções. Elas podem fazer a diferença e beneficiar as futuras gerações, se colocadas em prática a partir de agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário