terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O papel das empresas na sustentabilidade das cidades


Inspirar as empresas a adotarem posturas sustentáveis para interferir positivamente no destino das cidades, a partir de exemplos reais e bem sucedidos. Esse é o objetivo da publicação “Cidades Sustentáveis: como as empresas podem contribuir”, desenvolvida pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.
Para isso, a obra descreve uma série de intervenções empresariais – na cadeia de produção e, também, nas comunidades entorno – consideradas bem-sucedidas por contribuir para uma série de aspectos das cidades. Como, por exemplo:
– a cultura local;
– a educação e a formação profissionalizante;
– a mobilidade urbana;
– o tratamento de resíduos
– e a preservação da natureza.
Além disso, a publicação defende a ideia de que uma outra forma das empresas contribuírem para a sustentabilidade é patrocinar a criação de movimentos sociais da própria sociedade civil. Como exemplos, o Instituto Ethos cita o Movimento Nossa São Paulo – que há três anos atua em prol de uma cidade mais sustentável – e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, que reúne uma série de iniciativas com esse fim.
Todo o conteúdo da publicação – que reúne, ainda, depoimentos de empresários que participaram de práticas de gestão empresarial sustentável consideradas bem-sucedidas – está disponível na internet. Para acessá-lo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário