segunda-feira, 15 de março de 2010

Março: é verão?

Foto: Cristiane Figarella
Praia do Carapanari, dia 14 de março de 2010.

       Ontem o sol apareceu como o sol de verão. O vento parecia o de outubro, chegando a rajadas de mais de 25 knot. Para velejar um kite cabrinha 13, foi necessário que o velejador usasse todo o depowered e o último nó do bordo de fuga. Mesmo assim estava difícil de segurar a prancha cravada no rio. Em outras palavras, para um bom velejador de kite como é o caso do Bruno Moura, isso significa vento de verão igual ao do nordeste brasileiro. Condições perfeitas para o velejo, porém preocupante para o clima e para a agricultura.
      Não chove quase nada em Santarém e as plantações em sua maioria já perdidas para esse ano. Será que esse ano de 2010 a seca será igual a 2005? Quem não lembra da mortandade de peixes daquele ano? Em 2006, tivemos uma grande enchente. Em 2009, a maior das enchentes pode ser seguida por seca e estiagem este ano. Agricultores e ribeirinhos já se preocupam e já somam prejuizos. Velejadores do Paju aproveitam o vento, mas não deixam de se preocupar e constatar que essas irregularidades climáticas sempre existiram, mas depois da metade do século passado para cá estão mais amiúdes.
     Este ano, começando com o terremoto no Haiti, a natureza já demostrou várias vezes a sua força de destruição. Tomara que a falta de chuva por aqui não seja uma resposta da fera quando cutucada com vara curta.

3 comentários:

  1. Pena não poder velejar esse fim de semana. Também não esperava vento de verão em pleno domingo de março. Se tivesse lá imagina... altos saltos e "orçadas" radicais!!!
    Bruno Moura

    ResponderExcluir
  2. Tava emMaracana fazendo windsurf

    foi demais queria chegar ate o carapanari mas voltar era foda

    abarçaooooooooooooooo

    g

    ResponderExcluir
  3. Ta bom bruno. Mas com certeza espero que vcfaça isso um dia, de preferencia comigo no meu novo kite, que espero ter proproximo verão

    ResponderExcluir