Foto: Cristiane Figarella
Praia do Carapanari, dia 14 de março de 2010.
Ontem o sol apareceu como o sol de verão. O vento parecia o de outubro, chegando a rajadas de mais de 25 knot. Para velejar um kite cabrinha 13, foi necessário que o velejador usasse todo o depowered e o último nó do bordo de fuga. Mesmo assim estava difícil de segurar a prancha cravada no rio. Em outras palavras, para um bom velejador de kite como é o caso do Bruno Moura, isso significa vento de verão igual ao do nordeste brasileiro. Condições perfeitas para o velejo, porém preocupante para o clima e para a agricultura.
Não chove quase nada em Santarém e as plantações em sua maioria já perdidas para esse ano. Será que esse ano de 2010 a seca será igual a 2005? Quem não lembra da mortandade de peixes daquele ano? Em 2006, tivemos uma grande enchente. Em 2009, a maior das enchentes pode ser seguida por seca e estiagem este ano. Agricultores e ribeirinhos já se preocupam e já somam prejuizos. Velejadores do Paju aproveitam o vento, mas não deixam de se preocupar e constatar que essas irregularidades climáticas sempre existiram, mas depois da metade do século passado para cá estão mais amiúdes.
Este ano, começando com o terremoto no Haiti, a natureza já demostrou várias vezes a sua força de destruição. Tomara que a falta de chuva por aqui não seja uma resposta da fera quando cutucada com vara curta.
Pena não poder velejar esse fim de semana. Também não esperava vento de verão em pleno domingo de março. Se tivesse lá imagina... altos saltos e "orçadas" radicais!!!
ResponderExcluirBruno Moura
Tava emMaracana fazendo windsurf
ResponderExcluirfoi demais queria chegar ate o carapanari mas voltar era foda
abarçaooooooooooooooo
g
Ta bom bruno. Mas com certeza espero que vcfaça isso um dia, de preferencia comigo no meu novo kite, que espero ter proproximo verão
ResponderExcluir