domingo, 31 de maio de 2009

SIMÃO JATENE NO PAJU





A filiação partidária não necessariamente deve envolver julgamentos apaixonados por projetos ou governos. Nesse sentido o grupo resolveu convidar Simão Jatene para um almoço no PAJU, por reconhecer que no governo do mesmo a região ganhou uma grande obra, que foi o hospital regional do oeste do Pará.

Nada está definido para as próximas eleições para governador no próximo ano, nem mesmo se o ex-governador será candidato. Desta forma, a reunião realizada em 29 de maio de 2009, foi principalmente um momento de discussão sobre a problemática de saúde, desenvolvimento e meio ambiente do Estado.

Na reunião, além do grupo Paju-PV, estava o presidente do PV santareno Valdir Matias Junior e outras lideranças do PSDB local e regional.

Nenhum acordo, nenhum cargo foi estabelecido. Mas o almoço com tambaqui e tucunaré recheado com camarão foi nosso agradecimento para Simão Jatene. Esperamos que outros futuros governadores possam também ganhar um almoço no Paju e nosso sincero muito obrigado.

2 comentários:

  1. Mas será que ele tem tanto mérito assim na construção do hospital? Se o percentual correto da arrecadação que se deve aplicar na saúde fosse realmente aplicado, o que acho que ficou looooonge de acontecer em qualquer um dos últimos 10 mandatos dos governos estaduais e municipais, Santarém e nenhuma outra cidade do estado teria uma "saúde" tão precária. Me desculpe dizer, mas quem construiu o hospital não aparece nas placas de inauguração (completa ou incompleta) ou nos contratos misteriosos de prestação de serviços ao HR... Quem construiu o hospital foram os mesmos que o abraçaram tempos atrás quando os nossos "representantes" brigavam pelo mérito do sentar tijolos do HR... quem construui... foram os que escaparam da morte por falta de atendimento naquela época... foi o POVO!

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo das 11hs.

    Concordo com você que o Sr. Simão Jatene não fez mais que sua obrigação em construir o HR. Mas fez. Quanta obrigação básica de gestores estaduais e municipais não foram cumpridas nas últimas décadas ? A obra do HR é sim um marco para a região oeste do Pará, pois teve um impacto não só na saúde da população como também no aspecto social e econômico da região. O Sr. Jatene teve a coragem de investir na descentralização técnica e científica rumo ao interior, numa época em que o Pará é Belém. O HR é uma oportunidade não só de cuidarmos de nossos pacientes e familiares aqui mesmo no oeste do estado, mas também de crescimento profissional para aqueles que aqui trabalham. Acho que o mérito está mais na visão e ousadia que propriamente no produto construido. Aliás, a minha opinião é que o HR continua sendo construido por todos nós dia após dia. O HR tem muito a crescer ainda e a participção popular é fundamental neste processo. Mas, também não diria que o mérito foi totalmente do povo, pois os saudáveis (fisicamente e os com poder financeiro para procurar ajuda em Belém ou Manaus)não se movimentaram em nada neste processo (de construção e abertura). Se por um lado falta aos nossos governantes fazerem mais que suas obrigações, por outro lado o nosso povo precisa ser mais participativo e não deixar para tomar atitude só quando estiver enfermo no leito ou por ter escapado da morte.
    Por enquanto, me limito a agradecer sim ao Sr. Jatene pela obra e para aqueles que REALMENTE participaram e continuam participando desta construção.
    Erik L. Jennings Simões

    ResponderExcluir