segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sociedade precisa ser participativa

Resposta do Dr Erik Jennings a anônimo :

Caro Anônimo das 11hs.

Concordo com você que o Sr. Simão Jatene não fez mais que sua obrigação em construir o HR. Mas fez. Quanta obrigação básica de gestores estaduais e municipais não foram cumpridas nas últimas décadas ? A obra do HR é sim um marco para a região oeste do Pará, pois teve um impacto não só na saúde da população como também no aspecto social e econômico da região. O Sr. Jatene teve a coragem de investir na descentralização técnica e científica rumo ao interior, numa época em que o Pará é Belém. O HR é uma oportunidade não só de cuidarmos de nossos pacientes e familiares aqui mesmo no oeste do estado, mas também de crescimento profissional para aqueles que aqui trabalham. Acho que o mérito está mais na visão e ousadia que propriamente no produto construido. Aliás, a minha opinião é que o HR continua sendo construido por todos nós dia após dia. O HR tem muito a crescer ainda e a participção popular é fundamental neste processo. Mas, também não diria que o mérito foi totalmente do povo, pois os saudáveis (fisicamente e os com poder financeiro para procurar ajuda em Belém ou Manaus)não se movimentaram em nada neste processo (de construção e abertura). Se por um lado falta aos nossos governantes fazerem mais que suas obrigações, por outro lado o nosso povo precisa ser mais participativo e não deixar para tomar atitude só quando estiver enfermo no leito ou por ter escapado da morte. 
Por enquanto, me limito a agradecer sim ao Sr. Jatene pela obra e para aqueles que REALMENTE participaram e continuam participando desta construção.
Erik L. Jennings Simões

3 comentários:

  1. Só quem conhece os números dos atendimentos do HR sabe o impacto que este hospital trouxe para toda região. Nós que trabalhamos no HR não imaginamos mais o oeste do Pará sem ele. Imaginem se os pacientes dependessem unicamente do vergonhoso atendimento do Hospital Municipal!!
    Nosso elogio ao trabalho feito por Simão Jatene vai além de questões político-partidárias. Realmente é um marco. A saúde da região agora é avaliada como antes e depois do funcionamento do HR.
    Bruno Moura

    ResponderExcluir
  2. Galera do Paju, é nenhum momento foi dito que a construção ho HR não trouxe melhorias à saúde de nossa cidade. Eu mesmo já utilizei os serviços do HR e posso afirmar que eles são melhores do aqueles que eram oferecidos antes (quando era oferecido). Falou-se de como seria diferente a saúde santarena se tudo que deve ser investido em saúde fosse realmente investido. Ou pelo menos, era essa a intenção!!!
    E quanto foi investido durante o mandato do Jatene? E nos demais mandatos?
    Se alguém aí tem essa informação poderia nos passar. Assim todo mundo que acessa o blog poderia tirar suas próprias conclusões sobre o que melhorou na saúde e sobre o que melhoria se tivéssemos governantes responsáveis.
    E por falar em informações... O blog poderia informar aos leitores qual o foi conteúdo da reunião... Os projetos debatidos... As decisões tomadas...
    Não podemos acreditar que a reunião tenha se limitado somente ao desfrute de um bom peixe!!!
    E só pra constar... Caso o vizinho Tibério estivesse escondido alí pela Pajuçara e queira comentar a reunião. Deixo claro que prefiro ouvir a opnião daqueles que efetivamente participaram da mesma.

    ResponderExcluir
  3. O grande problema da participação da sociedade no acompanhamento da atuação da adm. pública no que se refere a saúde, é o pouco preparo da entidades no entendimento do linguajar dos relatórios Há algum tempo criamos uma associação de contadores públicos em que uma das metas, era preparar a sociedade para acompanhar de forma efetiva a atuação dos gestores. Não conseguimos adesão, pois para a maioria dos Prefeitos, não é interessante que a sociedade conheça melhor os meandros da gestão. Em nosso site http://www.ldbcontabilidade.com.br, estamos iniciando esse trabalho, através da divulgação de matérias que orientem os usuários dos serviços públicos. Desde já, à v. disposição

    ResponderExcluir