quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Médicos do Hospital Regional publicam nota

Em repúdio aos recentes acontecimentos no Hospital Regional, o Sindicato dos Médicos do Pará - representação Santarém - divulgou a seguinte nota na sessão especial de hoje na Câmara dos Vereadores

Nota à população

Os médicos da cidade de Santarém tornam público o sentimento de repúdio e nossa opinião contrária às decisões tomadas no Hospital Regional do Baixo Amazonas. Não podemos concordar com o retrocesso dos serviços já oferecidos naquele hospital à região do oeste do Pará. O fechamento de serviços médicos, fisioterápicos, fonoaudiológicos e vários outros serviços de apoio é inadmissível frente a necessidade imperativa do crescimento dos serviços. Ao contrário de contarmos com os serviços de cirurgia cardíaca, radioterapia e cirurgia pediátrica, que ainda não estão funcionando, temos cortes, demissões e extinção de serviços. Retrocedemos do pouco que já atingimos.
As conseqüências à saúde da população com demissões, fechamento de serviços essenciais (alguns não disponíveis em outro hospital público do oeste do estado), redução de equipes médicas e de enfermagem é fato que nos leva a procurar unir esforços com a classe política, população e demais representantes da sociedade. Todos nós seremos atingidos, pois os agravos a saúde não distinguem classe social e econômica.
Algumas dúvidas temos desta situação:
• Qual a justificativa para o corte de mais de 1 300 000 reais no orçamento do hospital?
• Quais os critérios para as demissões e fechamento de serviços?
• O que se considera “rentável” ao hospital? É rentável socialmente?
• Os cortes com o hospital não significa custos futuros com tratamento fora domicílio?
Nesta oportunidade solicitamos o envolvimento de todos nesta luta contra o retrocesso e em favor da eficiência de um bem público de suma importância para a saúde e a vida de todos nós.




Nenhum comentário:

Postar um comentário